Governança

Governança comunitária – Na aldeia Santa Isabel existem lideranças familiar, lideranças comunitárias e religiosas. Esses atores exercem o papel de governança comunitária, liderando o povo da comunidade. Assim como participam e dialogam nos espaços de mobilizações sociais intercomunitários organizados no âmbito de associações locais e regionais.  

Plano de Desenvolvimento Comunitário – Na comunidade existe um Plano de Desenvolvimento Comunitário, onde são colocados os projetos e negócios sociais comunitários. A elaboração do plano envolve lideranças, jovens, mulheres, professores, parteiras, agricultores familiares e outros atores das comunidades. É a partir destes projetos e negócios sociais é que a comunidade organiza suas agendas de trabalho e orienta também o currículo da escola. 

Planejamento Participativo e Colaborativo: representantes  comunitários e professores participam de espaços de planejamento estratégicos de associações locais, da coordenadoria regional, da Federação com participação de parceiros institucionais. Nestes espaços são apresentadas e defendidas as demandas, projetos e negócios sociais comunitários. E no âmbito da governança e gestão territorial as demandas são contempladas e validadas no Plano de Gestão Territorial e Ambiental.

Assessoria e Acompanhamento Técnico – Existe uma equipe de assessoria técnica especializada de assessoria e acompanhamento técnico durante a implementação de atividades dos projetos comunitários. No âmbito da parceria entre a Organização Baniwa e Koripako Nadzoeri (NADZOERI), da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e o Instituto Socioambiental (ISA) existe um Termo de Acordo de Cooperação Técnica que visa permite a realização de assessoria e acompanhamento de associações no desenvolvimento de projetos comunitários. Bem como existe uma Termo de Cooperação Permanente entre NADZOERI-FOIRN e CEUNIR-FEUSP com objetivo de viabilizar a atuação conjunta das partes em áreas de mútuo interesse, por meio de intercâmbios de docentes, pesquisadores e estudantes; bem como na elaboração e realização conjuntas de projetos de pesquisa, ensino e de extensão universitária.

A FOIRN na sua estrutura administrativa dispõe de vários departamento que possam dar suporte na implementação de projetos, entre os quais destacamos o Departamento de Negócios Socioambientais e Departamento de Educação Escolar Indígena, onde dispõe de um Coordenador e um Articulador Regional. E através do governo municipal, a SEMEDI tem uma equipe para acompanhar o desenvolvimento da Educação Escolar Indígena, além do Secretário Municipal, existe Subsecretário Regional de Educação (Içana-Ayari);  Assessoria de Educação Escolar Indígena; Assessoria Pedagógico Indígena-API’S e Gerente de Unidade Escolar Indígena, com os quais podemos contar sempre o apoio técnico e financeiro.