Unidade de Beneficiamento Kalipana
Unidade de beneficiamento de produtos do Sistema Agrícola Káali. É um dos projetos comunitários. Visa valorizar e fortalecer a soberania alimentar a partir das práticas produtivas sustentáveis de alimentos do Sistema Agrícola Káali. Também valoriza e potencializa os saberes femininos, promovendo o empoderamento feminino na soberania alimentar para o bem viver em nossa Casa-aldeia-território.
Possui duas casas com equipamentos de beneficiamento da mandioca e uma casa-escritório com equipamentos técnicos. Este espaço é aproveitado como laboratório teste, experimentação e pesquisa incentivando a alfabetização e letramento científico.
Utiliza as tecnologias indígenas e tecnologias não indígenas empregados no beneficiamento da mandioca. Os equipamentos funcionam através da energia elétrica gerada através do sistema híbrido, composto por sistema fotovoltaico e também utiliza energia do motor gerador. Existe um ralador elétrico para ralar mandioca. E para torrefação de farinha existe um sistema de forno elétrico composto com braço mecânico. Além de outros equipamentos como equipamento desidratador elétrico e a gás, empacotador e balança para pesagem.
A casa-escritório da Kalipana também utilizada como telecentro comunitário com acesso a internet. Possui equipamentos de internet Starlink. A geração de energia para funcionamento de equipamento também é através de sistema fotovoltaico.
A Casa-Território Kalipana é considerado como Centro de Pesquisa Agrícola Kaali, dedicado para estudo, pesquisa, experimentação e inovação em práticas produtivas sustentáveis e orgânicos, bem como novas metodologias socioeducacionais, socioeconômicas, culturais e gestão de tecnologias sociais para o bem viver indígena. Desenvolve ações colaborativas para formação integral de jovens, pesquisadores, professores e lideranças indígenas através de implementação de projeto-pesquisa-ação, envolvendo as questões ambientais, territoriais, direitos indígenas e mudanças climáticas.
A comunidade se planeja melhorar e fortalecer sua estrutura, com aquisição de mais Kit de Sistema Fotovoltaico e equipamentos eletrodomésticos para viabilizar conservação de frutas e verduras e assim aumentar a soberania alimentar comunitária.
