Povo Baniwa e Koripako fortalece o desenvolvimento da sociobiodiversidade no território
O evento está ocorrendo no período de 04-08 de novembro de 2025, na aldeia Santa Isabel, rio Ayari – AM, a oficina para a elaboração do Plano de Gestão de Negócio da Kalipana, reunindo representantes de 17 comunidades Baniwa e Koripako, totalizando cerca de 120 participantes. A oficina é promovida pelo Dep. de Negócios Socioambientais da FOIRN em parceria com a NADZOERI e ISA. O evento marca uma etapa importante na construção da alternativa econômica para desenvolvimento sustentável do território.

O principal objetivo da oficina é criar um modelo de gestão de negócio comunitário que una a dinâmica social Baniwa com ferramentas de administração e economia, garantindo a formação e treinamento em negócios. O Plano de Gestão de Negócio da Kalipana vai organizar a produção, valorizar o saber ancestral e estruturar a comercialização de produtos agrícolas do Sistema Agrícola Káali.
Durante o encontro, lideranças e jovens compartilharam experiências, necessidades e sonhos para o futuro, e fizeram exercício de construção de Plano de Gestão de Negócio de outras cadeias da sociobiodiversidade desenvolvidas no território, tais como Cerâmica Baniwa, Mel Baniwa e Artesanatos. O processo de construção coletiva garantiu que as prioridades das comunidades fossem consideradas como iniciativas importantes, colocando desenvolvimento socioeconômico para o bem viver indígena no centro das decisões.
A oficina também discutiu como os benefícios financeiros gerados pela produção local podem circular e fortalecer a própria comunidade, evitando a fuga de recursos e potencializando o desenvolvimento sustentável do território. Além disso, foram debatidas estratégias para agregar valor aos produtos e ampliar o acesso a mercados local, regional e nacional, sem perder a identidade cultural.
Segundo os organizadores, o Plano de Gestão de Negócio será uma ferramenta fundamental para consolidar a economia indígena, agregar valor aos produtos, desenvolvimento territorial e garantir o bem viver das famílias Baniwa e Koripako. O documento, que está em fase de elaboração, vai orientar ações futuras e fortalecer as parcerias dentro e fora do território.

A experiência da Casa-Território Kalipana demonstra a força do protagonismo indígena na busca por soluções inovadoras e sustentáveis. “Estamos construindo nosso próprio futuro, com respeito e valorização de nossa cultura”, afirmou o líder comunitário e articulador da Kalipana.
Esse movimento representa um passo importante para garantir que os recursos naturais e os saberes tradicionais sejam utilizados de maneira equilibrada, beneficiando as atuais e próximas gerações, e inspirando outras comunidades indígenas no território do rio Içana, rio Negro e na Amazônia.
Realização: Dep. de Negócios Socioambientais-FOIRN
Coordenação local: Kalipana
Parceria: NADZOERI-ISA
Apoio: For Eco/RN e FAM
