Oficina de Capacitação em Instalação e Gestão do Sistema Fotovoltaico na Casa-Território Kalipana

Foi realizada na Casa-Território Kalipana, aldeia Santa Isabel do rio Ayari –AM, a Oficina de Capacitação em Instalação e Gestão do Sistema Fotovoltaico, ocorrida no período de 13 e 15 de outubro de 2025. A iniciativa, que integrou conhecimento tradicional e tecnologia moderna, capacitou jovens, moradores da aldeia e de comunidades vizinhas para gerar sua própria energia limpa. 

Os três jovens do próprio território – Juny Baniwa (técnico em administração), Rafael Baniwa (pós-médio em Gestão da Tecnologia Social) e Adriana Baniwa (formada em nível médio) – participaram de um curso de formação promovido pelo Centro de Aprendizagem Indígena para a Transição Energética Justa, uma parceria da FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) com o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e o Escritório Campus Sustentável da Unicamp, no âmbito do Projeto Sollar Rio Negro. 

Oficina de Capacitação em Instalação e Gestão do Sistema Fotovoltaico na Casa-Território Kalipana, aldeia Santa Isabel, promovendo energia sustentável e autonomia comunitária.

De volta à sua terra, eles se tornaram os instrutores principais, colocando em prática a implementação do sistema fotovoltaico. A oficina na Casa-Território Kalipana teve como foco principal treinar, na prática, outros jovens e lideranças para cuidarem da geração energia elétrica através do sistema fotovoltaico. 

A atividade foi intensa e coletiva. As lideranças da Kalipana e das aldeias vizinhas de Macedônia, São Joaquim e Camarão, organizaram atividades comunitárias para retirar e preparar as peças de madeira que formariam a base para os painéis solares. Os jovens e estudantes da Escola Kalipana também foram envolvidos para acompanhar as atividades de instalação elétrica, como parte do processo de aprendizagem técnica. 

Todo o processo contou com um suporte técnico e a assistência online do Prof. Msc. Dzoodzo Baniwa, físico e cientista ambiental, que guiou os passos mais técnicos à distância, garantindo a precisão e a segurança da instalação. Foi um belo exemplo de como o conhecimento acadêmico pode se conectar com a realidade do território. 

Após três dias de trabalho dedicado, o sistema foi concluído e testado e está em pleno funcionamento. A alegria e o sentimento de conquista tomaram conta da comunidade, pois conseguiu uma ferramenta para melhorar a segurança alimentar e suporte de fornecimento de energia para o trabalho de professores com os estudantes. 

A principal finalidade desta primeira estrutura é a conservação de alimentos frescos. Com a energia solar garantindo o funcionamento de freezer, a comunidade poderá preservar por mais tempo o pescado, as frutas e outros alimentos, reduzindo o desperdício e garantindo uma alimentação saudável e diversificada, especialmente nos períodos de difícil acesso aos recursos e ao ciclo natural de produção. 

As lideranças locais expressaram profunda gratidão à equipe local de jovens instrutores e ao professor Dzoodzo pelo apoio essencial. O agradecimento também se estendeu ao Fundo Socioambial Casa, cujo apoio financeiro foi fundamental para transformar o sonho da energia sustentável em realidade, também aos parceiros do projeto NADZOERI-FOIRN-SEMEDI e REDE MAKIRA ETA. 

A Oficina na Kalipana simboliza desenvolvimento das comunidades indígenas, a valorização dos saberes e a transição para uma energia justa e limpa. É um passo concreto rumo a um futuro em que a tecnologia serve ao bem-estar e bem viver das pessoas, respeitando e integrando-se ao seu território. A luz do sol, agora, também ilumina novas possibilidades para o povo Baniwa da aldeia Santa Isabel.

Realização: Coletivo Casa-Território Kalipana

Parceria: NADZOERI-FOIRN-SEMEDI- REDE MAKIRA ETA

Apoio: Fundo Socioambiental Casa

Avatar de Desconhecido

Autor: Kalipana | Casa-Território Agrícola

Saberes e Sabores dos alimentos orgânicos do Sistema Agrícola Indígena Káali

Deixe um comentário